top of page

Casa Altaneira

O propósito principal deste trabalho foi o de conseguir uma "Casa do Futuro", hoje, uma casa totalmente autosuficiente e e eficiente energéticamente. Aprofundando o estudo e conhecimento dos conceitos de arquitectura sustentável na actualidade nacional e internacional, com uma visão crítica orientada para um trabalho prático, de forma a que este trabalho de uma forma pragmática aperfeiçoasse o próprio exercício de Arquitectura, face às novas exigências funcionais em termos energéticos e de sustentabilidade.

Os termos “amigo do ambiente”, “arquitectura verde”, “arquitectura ecológica”, “bioconstrução”, ”bioclimática”, “eco-eficiente” são diferentes maneiras de apelidar noções semelhantes ou próximas. A que melhor se adapta aos objectivos deste trabalho é a de “sustentável” na medida em que procura agir no presente de forma a não comprometer as gerações futuras. Um termo curto com um significado enorme.

Uma preocupação sempre presente no trabalho foi que, para além de todas as soluções construtivas e arquitectónicas estudadas, de todos os materiais e sistemas, mais ou menos tecnológicos, que possam existir actualmente, estes não poderão impor-se aos restantes parâmetros presentes na criação arquitectónica. O arquitecto continuará sempre a ser um artesão que utiliza a cultura, a sensibilidade, a prática, a experiência e sobretudo a sua identidade como ferramentas.

bottom of page